<

UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS PARA A REGIÃO!

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) é a expressão concreta de que a união de fato faz a força.
A entidade é fruto de uma articulação política regional que envolve num primeiro momento os municípios de Candiota, Aceguá, e Hulha Negra. Ela nasce também do drama que a população da região enfrenta de forma cíclica com a estiagem.
A necessidade e as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido aos períodos prolongados sem chuvas, reúne diversas lideranças no mês de setembro de 2007, em Candiota, quando é fundado o Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate às Estiagens, o Fórum das Águas.
Reunindo Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Entidades da Sociedade Civil, como Ascar/Emater, Sindicatos, Cooperativas e Associações, o Fórum das Águas, depois de muitas reuniões, encontros e articulações na Capital Federal Brasília, conquista junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a maior patrulha mecanizada pública já montada até hoje no Brasil, no valor na época de R$ 9 milhões.
Entretanto, para que fosse possível a liberação dos recursos para a aquisição da patrulha, a melhor saída seria a formação de um consórcio regional. Assim nasce o Cideja, que neste momento já contava também com a participação dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas.
A fundação oficial da entidade, que é formada legalmente pelas prefeituras dos municípios, acontece em 3 de outubro de 2009.
Como marco de sua criação, em clima de festa, o Cideja recebe no dia 16 de fevereiro de 2011, no largo São Simão, às margens da BR-293, em Candiota, uma das maiores patrulhas públicas mecanizadas públicas do Brasil, composta por uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica; um trator de esteiras; seis caminhões equipados com caçambas basculantes de 12m³; cinco caminhões (cavalo mecânico), equipados com semi-reboques e caçambas basculantes com capacidade de 25m³, cinco motoniveladoras de rodas, cinco rolos compactadores, dois semi-reboques Leva-Tudo (pranchas para transporte de máquinas e um caminhão cabine dupla.
O enorme maquinário foi distribuído de forma igualitária e conforme a necessidade para as prefeituras integrantes do Consórcio, com o sentido de dar apoio fundamental para a recuperação e conservação das estradas rurais nos assentamentos da reforma agrária destes municípios.
Com sede em Candiota, o Cideja ganhou mais dois mais novos integrantes no ano de 2014: os municípios de Piratini (que é a histórica 1ª Capital Farroupilha) e Herval.
Além da patrulha pública mecanizada, o Cideja ainda possui outras conquistas para os seus integrantes, como uma patrulha agrícola para apoio a Bacia Leiteira dos municípios, no valor de R$ 3 milhões e recursos para a manutenção e conservação de estradas.
Entre as principais lutas do Cideja está a Rodovia Transcampesina, que vai interligar pelo meio rural os municípios de Herval, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá, num trajeto de cerca de 150km. O Consórcio também debate a possibilidade da compra consorciada de medicamentos para todos os municípios integrantes, bem como, a criação de uma Usina de Asfalto para a pavimentação de vias urbanas e rurais das cidades que fazem parte do Cideja, entre outras ações coletivas em benefício da população da região.
O Consórcio na sua totalidade abrange um público de aproximadamente 63.094 habitantes, conforme dados do IBGE, sendo Aceguá com 4.638, Candiota com 9.214, Hulha Negra com 6.386, Pinheiro Machado com 13.047, Pedras Altas com 2.226, Herval com 6.969 e Piratini com 20.614.



 

 

 

TRANSPARÊNCIA
- - PUBLICAÇÕES
- - LICITAÇÕES
- - PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 
FALE CONOSCO
 

- - RUA BRAULIO FARIA, 186 BAIRRO DARIO LASSANCE
- - CANDIOTA / RS - 96495-000

 

- - FONE: (53) 3245-7250

 

- - /cideja

 

Copyright © 2017. All Rights Reserved

Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão